Vamos falar sobre uma coisa, que na minha humilde opinião, é muito feia, que acontece não só no pole mas em várias outras atividades?

Tenho certeza que você já viu alguém fazendo isso e provavelmente já se referiu a pessoa como “querendo confete” ou expressão similar. Mas queria falar especificamente no pole, não só por ser o foco dessa página, mas queria mostrar o quão prejudicial é esse tipo de comportamento e eu acredito que as pessoas que os reproduzem, sequer percebem.

Pois bem, vamos lá. Estou eu, a iniciante curiosa sobre a atividade do pole dance e me ponho a procurar páginas e pessoas pela internet, eis que acho aquela moça maravilhosa fazendo movimentos super complicados, instigantes e maravilhosos, quando a música está acabando ela abre a perna duma forma que nunca vi! Fico hipnotizada, acho lindo e penso “será que um dia eu faço isso?”

Então leio a descrição do post:

“Iniciante, ainda está feio e não sou flexível…”

Arregalo meus olhos e penso “CARACA, ISSO É INICIANTE?”

tumblr_inline_mh3s97Dt3p1qkk6oy.gif

Lógico que eu não tenho ciência que ela está sendo “humilde”, pois na verdade ela pratica pole dance há 03 anos, dá aulas, tem um estúdio e faz aulas de yoga e flexibilidade. E na verdade o que ela quer dizer é que, comparando com as pessoas que ela conhece e admira, ela ainda está no caminho, e não se acha tão boa quanto as outras pessoas do ramo (profissionais).

tumblr_inline_o4586lBG4L1r79k32_500

Mas, como eu ainda sou leiga, não conheço nada de pole dance, e estou somente procurando imagens e vídeos por curiosidade, logo concluo: “se ela se diz iniciante, é porque ela está começando agora,” LOGO “estou longe disso, não há possibilidade de eu começar essa atividade, pois nem iniciante sou” (em comparação a esse vídeo/foto que acabei de ver).

seemedlikeagoodideaatthetimep1

Deu pra perceber o drama? Entendeu o quanto pode ser prejudicial esse tipo de comentário?

Eu sei, aliás, espero de coração, que não seja proposital que você esteja “se diminuindo” ou faça comentários “humildes” de dizer que não é “boa” ou “avançada”, dentro de um mundo em que você só tenha acesso a imagens de pessoas “melhores”. Você pode não se considerar avançada, porém, vamos refletir sobre as consequências de expor esse tipo de comentário, principalmente se seu perfil é aberto e você é instrutora/dona de estúdio e tenta estimular outras pessoas a entrar no mundo do pole: Uma pessoa pode ter seu PRIMEIRO contato com o pole dance com o seu perfil na internet. Essa pessoa provavelmente é completamente leiga sobre o assunto.

Se ela vê você: instrutora, magra, relativamente forte e flexível, lógico comparada com pessoas que não praticam nenhuma atividade, se dizendo “iniciante” nas redes sociais, qual a chance dessa pessoa acreditar que está apta a entrar nessa atividade? Se ela está longe de ser essa “iniciante” que você se diz ser?

Gente, de verdade, vamos refletir antes de fazer alguns comentários. Eu realmente acredito que não é por maldade, mas a internet é aberta e muita gente tem acesso a nossas fotos, vídeos e perfis, e muita gente pode ser introvertida e principalmente estar em dúvida sobre começar uma atividade nova, especialmente o pole que já vem carregado de preconceitos!

Poxa, sério mesmo, eu sei que tem gente com espacate negativo nesse meio, que coloca mil bloquinhos e quase dá a volta ao mundo com seus 3 metros de perna, mas sinceramente, não é todo mundo que tem um espacate basicão zerado, principalmente o pessoal leigo, que não pratica esporte nenhum, ou seja, falar que espacate é movimento iniciante é mancada né. Mais um exemplo: eu sei que uma inversão básica não é avançada (até por isso ela se chama básica), mas também não é um movimento de primeira aula, aliás, muita gente sofre por anos antes de conseguir inverter (oi, eu), então é muito desanimador quando você vê meio mundo dizendo que esse movimento é “ridículo de fácil” ou seja, você é pior que ridícula por não conseguir???

Gente, eu não to aqui pra controlar ninguém nem pra ditar o que as pessoas podem ou não postar, nem tenho autoridade pra isso rsrs, longe de mim, só estou aqui tentando mostrar o quanto é prejudicial esse tipo de comentário, inclusive, só queria demonstrar o quanto pode ser desanimador pra pessoas que estão começando ou PENSANDO em começar ver algumas coisas e movimentos sendo chamados de fáceis ou básicos.

Então vamos combinar, nós que já somos desse meio, de tomar cuidado com o que vamos postar na internet? Para evitar o afastamento de possíveis novas pole dancers?

<3

PS.: Não postei foto de ninguém específico pra não expor, mas tenho certeza que todos sabem do que estou falando…

Fonte dos gifs e fotos: http://comoeumesintoquando.net/ e Google.

frase-a-falsa-modestia-e-o-ultimo-requinte-da-vaidade-jean-de-la-bruyere-103743

2 comentários em “Falsa modestidade

  1. Lo, concordo super com isso. A falsa modéstia pra ganhar elogios é tenso. Lembrando que cada corpo é um corpo e se você ainda é professora sabendo muito bem como é a realidade n prática, deveria respeitar a evolução individual de cada aluno ou praticante. Podemos ate achar que não estamos indo bem, porque existem pessoas que se conbram demais, mas quer ser exemplo mesmo nas redes? Foque nas suas conquistas e não nos seus erros

Deixe uma resposta